Associados da Cooperuaçu participam de Dia de Campo do curso sobre Coleta de Sementes para Restauração

     

    Foi realizada neste sábado, 22, na comunidade Pedras e Buritizinho, no Vale do Peruaçu (MG), a aula prática do curso de Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado. Cerca de 20 alunos que integram a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu) participaram da iniciativa que teve como foco promover a integração do grupo, tirar dúvidas acerca dos temas abordados nas aulas on-line e debater sobre a coleta de algumas espécies nativas.

      

    Técnico de Campo e tesou reiro da Cooperuaçu, Valdomiro da Mota Brito (Buda), salientou que a aula prática é complementação das atividades que já vinham sendo executadas na modalidade on-line. “Nós queremos entrar nesse nicho de mercado e pedimos o apoio da equipe da RSC e Cerrado de Pé, que têm muito mais experiência com sementes, para nos ensinar sobre o que precisamos fazer para iniciar a comercialização das sementes”. O tesoureiro evidenciou que o mercado da restauração tem crescido bastante, principalmente a partir da Lei 12.651/2012 que estabelece áreas de Reserva Legal (RL) nas propriedades rurais.

    Durante o bate-papo, mencionamos sobre o método de coleta, beneficiamento, armazenamento, recuperação e restauração ecológica. Essa comunidade iniciou recentemente a coleta de sementes para restauração em seu território. Nosso objetivo é apoiá-los para que eles consigam fazer uma escolha de espécies adequadas para o local de restauração, assim como desenvolver o passo a passo para que obtenham sucesso neste projeto”, disse Natanna Hostsmann, engenheira florestal responsável técnica pela casa de sementes da Cerrado de Pé e instrutora da aula prática.

    A engenheira florestal destacou ainda que a comunidade é composta, em sua maioria, por agricultores extrativistas. “Eles têm bastante experiência com a coleta de frutos do Cerrado para a polpa, pois já comercializam a polpa. Nosso trabalho busca contribuir para que além das polpas, seja possível comercializar sementes”, concluiu.

     Financiada pela Cargill, a ação realizada pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu (COOPERUAÇU) faz parte do Projeto de Restauração Inclusiva em Escala de Cerrado e conta com o apoio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

     

     

     

     

     

     

     

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30

    Apoie nossa causa

    Para doações, deposite na conta abaixo

    BB (001)

    • AG: 3599-8
    • CC: 25905-5
    • CNPJ: 06941500/0001-04