Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Acadêmica da UnB desenvolve pesquisa com sementes da ACP e é indicada a Prêmio Destaque de iniciação científica

    Uma relevante pesquisa sobre o "Efeito do tempo de armazenamento na viabilidade e germinação" conduzida pela acadêmica, Luana Andrade Silva, do Laboratório de Termobiologia da Universidade de Brasília (UnB) foi indicada ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica durante o 29° Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 20° Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. Esta iniciativa proporciona aos estudantes que se dedicam à iniciação científica uma oportunidade de compartilhar suas descobertas com a sociedade em geral.

    Com sementes coletadas pelos coletores da Associação Cerrado de Pé (ACP) e comercializadas pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), Luana Andrade Silva tem desenvolvido sua pesquisa sob orientação do professor Fabian Borghetti e pela vice-presidente da RSC Anabele Gomes. A estudante explica que o desde o ano passado, avalia o efeito do tempo de armazenamento em quatro distintas espécies, coletadas de 2020 a 2022. “Analisamos quatro arbóreas sendo o Jatobá da Mata, Tamboril da Mata, Mutamba e Maria Preta. Quando entrei no laboratório não imaginava sobre tudo o que acontece fora da universidade. Em visita à região da Chapada dos Veadeiros pudemos apresentar nosso trabalho à comunidade e compreender um pouco mais dos bastidores, como por exemplo a importância dos coletores no processo de restauração”, destacou a acadêmica ao comentar o trabalho realizado pela RSC em parceria com a ACP.

    De acordo com Anabele Gomes, orientadora do Laboratório de Termobiologia, a pesquisa realizada na unidade e as visitas em campo tem como intuito fazer essa ponte entre o conhecimento acadêmico e tradicional. “Nós colocamos os dois sempre juntos, andando lado a lado, desta forma um ensina o outro, o que é essencial essa extensão da academia para responder essas questões quem vêm da sociedade”, disse. Entusiasmada pela indicação ao prêmio, Luana agradeceu aos orientadores Fabian Borghetti e Anabele Gomes e enfatizou que este reconhecimento é fruto do esforço conjunto de diversos envolvidos e que a pesquisa se tornou possível graças à incansável coleta realizada no campo.


    Menção Honrosa
    A estagiária de Termobiologia, Camila Calixto de Macedo, recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho sobre o "Efeito do tempo de armazenamento para espécies arbustivas". A acadêmica destacou que “fazer essa pesquisa somou muito na minha graduação e na minha vida. E ver um trabalho com sementes nativas ser premiado é gratificante demais, e isso só foi possível porque é um trabalho feito por muitas mãos. Desde os coletores até nós, estagiários do laboratório, que estamos começando a entender todo o processo para a restauração do Cerrado e o quão importante são as sementes nativas”.

    Termobiologia
    O laboratório de Termobiologia da UnB conta com 18 universitários dos cursos de ciências florestais, agronomia, biologia e ciências ambientais. Todo o trabalho desenvolvido no local é realizado com sementes vindas da região da Chapada dos Veadeiros e fornecidas pela RSC em parceria com a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP).

    Publicado em 02/10/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30