Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Coletores de Cavalcante e Teresina de Goiás participam de capacitação promovida por RSC e ACP

    Em parceria com a Associação Cerrado de Pé, a Rede de Sementes do Cerrado(RSC) realizou na última quarta-feira, 10, em Cavalcante(GO), a capacitação dos coletores do munícipio e de Teresina de Goiás. Com intuito de aprimorar as habilidades desses coletores, que já são associados da ACP, a iniciativa buscou aperfeiçoar e atualizar àqueles que já desempenham a atividade de coleta de sementes nativas para a restauração de áreas degradadas.

    Coordenadora do Núcleo de produção de sementes da RSC, a Responsável Técnica Natanna Hostman, adianta que, ao todo, serão realizadas cinco capacitações com o foco em aprimorar as técnicas, garantindo a sustentabilidade e a qualidade do trabalho realizado por esses profissionais tão importantes para a conservação do Cerrado. “ Nós iniciamos essas capacitações no mês passado com os coletores de Alto Paraíso de Goiás e região. Estamos levando essas oficinas para outras comunidades onde temos grupos de coletores associados à Cerrado de Pé. Nessas oficinas, temos abordado questões como a época ideal para a coleta, técnicas de beneficiamento e estudos para aprimorar a qualidade das sementes”, acrescentou.

    Além de técnicos, a oficina também foi ministrada por coletores que se tornaram instrutores de coleta, como a dona Adelice Faria Silva, coletora Kalunga da Comunidade da Ema que realiza a coleta de sementes nativas desde 2016 em Teresina de Goiás. “A minha maior felicidade é chegar nas pessoas e ensinar qual é a semente e como elas devem entregar as sementes para restaurar. Eu consegui muitas coisas com coleta de sementes e por isso quero chamar mais gente da comunidade para trabalhar. Meu foco são as mulheres. Quero chamar mais mulheres para que a Associação Cerrado de Pé cresça muito mais”, afirmou dona Adelice.

    Presidente da Associação Cerrada de Pé, Cíntia de Oliveira Silva Carvalho, que também é coletora e instrutora, destacou a importância da iniciativa: “ A gente vê essa importância dos conhecimentos compartilhados aqui para trazer mais esclarecimento para todos sobre como é uma coleta consciente e de qualidade. É importante que todos saibam que a gente pode entregar o nosso produto com boa qualidade”, completou.

    Vale destacar que essas capacitações estão sendo financiadas pelo projeto Águas Cerratenses: semear para brotar que é executado pela RSC em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.

    Publicado em 12/04/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30