Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Equipe do Projeto Águas Cerratenses monitora plantio realizado no PETER

    Com o intuito de acompanhar o progresso do plantio realizado nos meses de novembro e dezembro, a equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, visitou dos dias 29 a 31 de janeiro, o Parque Estadual Terra Ronca (PETER). De acordo com Henrique dos Santos, Técnico de Campo do projeto o monitoramento da germinação das espécies é fundamental para o processo de restauração.

    O Técnico de Campo salientou ainda que durante a visita foi possível constatar que as espécies estão se estabelecendo conforme o esperado, com destaque para o Caju, Baru, Jatobá, Xixá, Ipê e os capins Brinco de Princesa e Roxo. “Contudo, para minimizar os impactos no que tange a germinação, a equipe irá adotar medidas de controle de espécies exóticas invasoras de forma química e manual. Garantindo assim, o melhor desenvolvimento das espécies nativas”, pontuou Henrique dos Santos.

    Gerente de Restauração, Murielli Garcia evidenciou que além de acompanhar o progresso das áreas, a visita teve como foco o diagnóstico dos locais que serão restaurados em 2024. “Para que o plantio seja um sucesso, já visitamos algumas áreas no PETER e iniciamos o preparo do solo nestes locais. Dentre as alternativas de preparo do solo iremos utilizar no decorrer dos próximos meses a grade e niveladora para descompactar o solo e controle químico de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) ”, detalhou.

    Plantio
    No Plantio de 2023, foram restaurados no PETER 47,52 hectares por meio da técnica da semeadura direta. Para realização deste processo foram utilizadas cerca de 1.589 kg de sementes nativas de 81 espécies. Esta iniciativa fortalece a biodiversidade e contribui na conservação do ecossistema presente na área.

    Sobre o Projeto
    Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto Águas Cerratenses busca fortalecer a cadeia produtiva de sementes nativas de base comunitária e contribui para a conservação do Cerrado. A produção dessas sementes tem impacto positivo na geração de renda, atuando de maneira inclusiva e sustentável.

    Publicado em 02/02/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30