Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Homogeneização integra as atividades de produção de sementes nativas do Cerrado

    A equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) estão realizando a homogeneização de sementes. A ação acontece na Casa de Sementes da ACP em Alto Paraíso de Goiás (GO) e tem como foco garantir a qualidade das sementes por meio da variabilidade genética.

    De acordo com Maria Joana Valle, especialista em restauração e integrante do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a homogeneização consiste na mistura de sementes pertencentes à mesma espécie. “Essas sementes são coletadas em diversos locais da Chapada dos Veadeiros e quando chegam a casa de sementes, são misturadas e reembaladas antes de serem comercializadas. Essa prática é fundamental na conservação da biodiversidade e na promoção da resistência das plantas a adversidades ambientais. A técnica vai além da simples uniformização dos lotes de sementes, mas garante diversidade genética equilibrada, contribui-se para a preservação das populações vegetais locais e a adaptação a mudanças ambientais ao longo do tempo”, explicou.

    Neste primeiro momento a equipe realiza a mistura de capins nativos do Cerrado, mas as sementes de árvores e arbustos também serão homogeneizadas. “Este é um passo muito importante no processo de restauração”, concluiu a especialista. As sementes comercializadas pela RSC são coletadas pelos integrantes da Associação de Coletores Cerrado de Pé.

    Publicado em 26/09/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30