Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Plantio Sustentável: Projeto Águas Cerratenses avalia solo em Assentamento Flor da Serra

    A equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar realizou nesta sexta-feira, 16, uma visita técnica ao Assentamento Flor da Serra, no município de Planaltina de Goiás. A iniciativa teve como foco avaliar as condições do solo para traçar estratégias que resultem no plantio que será realizado no final de 2024.

    De acordo com o Coordenador de Campo, Anderson Jalles Cavalcante, identificou-se durante a visita a necessidade de realizar procedimentos adicionais para preparar o solo de maneira adequada, garantindo um ambiente propício ao desenvolvimento das espécies nativas do Cerrado. “Identificamos a presença de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) que precisam ser retiradas. Além disso faremos mais um preparo de solo para que fique tudo pronto para realizarmos o plantio”, detalhou.

    Para o Coordenador de Campo, essas visitas periódicas a área a ser restaurada é fundamental para monitorar o crescimento das EEI e agir preventivamente para evitar impactos negativos. “O combate efetivo a essas espécies invasoras é fundamental para assegurarmos o sucesso do plantio das nativas no futuro”.

    Assentamento Flor da Serra
    No Assentamento Flor da Serra serão restaurados 33,68 hectares de Cerrado. Para as operações, que tiveram início em 2023 e estão programadas para se desdobrar ao longo de 2024 serão utilizadas aproximadamente 2.177,94 kg de sementes nativas do Cerrado empregadas na restauração, por meio da técnica da semeadura direta.

    Publicado em 20/02/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30