Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC e Cerrado de Pé realizam Assembleia para definir planejamento de coleta para 2024

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé (ACP), realizaram nesta segunda-feira, 22, a primeira Assembleia de 2024. O encontro que aconteceu em Cavalcante (GO), teve como foco reunir coletores que residem no município, em Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Teresina de Goiás para definir o preço das sementes que serão comercializadas este ano, bem como acordos sobre beneficiamento e espécies que serão coletadas.

    De acordo com a Responsável Técnica da RSC, Natanna Horstman, a programação contou com a apresentação sobre os dados de coleta e venda de sementes do ano de 2023. Depois disso o grupo debateu e decidiu sobre os acordos de preço e de beneficiamento das espécies que serão coletadas em 2024. “É um momento muito importante para o planejamento da coleta do ano. A participação de todos os coletores é essencial para garantir uma representação abrangente dos interesses da comunidade. Essas assembleias marcam o início das coletas do ano, mas também desempenham um papel fundamental na definição do destino da Associação e na promoção de uma coleta sustentável e economicamente viável”, concluiu a responsável técnica.

    Experiência
    Atuando há um ano como coletora, Suzideth Soares da Cunha compartilha suas vivências na coleta de sementes. Moradora da Comunidade Kalunga Ribeirão, localizada em Teresina de Goiás para a coletora “participar da Associação Cerrado de Pé é muito gratificante. Ano passado, devido à falta de experiência a coleta foi mais limitada, mas este ano com mais conhecimento sobre valores das sementes e quais são de melhor comercialização acredito que teremos uma melhor renda”, destaca a coletora.

    Suzideth ressaltou ainda a importância desse trabalho em prol do Cerrado. “Através da atividade de coleta garantimos que as sementes nunca se esgotem. O que coletamos será utilizado para a semeadura, repetindo o ciclo. Estamos colhendo agora para plantar novamente e se todos seguirem esse princípio nunca faltarão árvores para nossas atividades, construindo assim uma forma eficaz de conservação da natureza”, completou.

    Dados
    Em 2023, foram coletadas pela Associação de Coletores Cerrado de Pé, 119 espécies de árvores, arbustos e capins. Com um grupo composto por 158 coletores, dos quais 104 são mulheres, a produção de sementes atingiu uma marca expressiva de 27.871,56 kg. A comercialização dessas sementes resultou em receitas que ultrapassaram a marca de R$1,2 milhão, em que destes R$776 mil foram repassados à ACP.

    Além da Assembleia que acontece em Cavalcante, o grupo realizará um encontro na comunidade quilombola Vão do Moleque, onde residem boa parte dos coletores.

    Publicado em 23/01/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30