Com capina manual, equipe do Projeto Águas Cerratenses atua no controle de EEI na Fazenda São Bento

Dando continuidade as ações do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a equipe técnica realiza nos meses de outubro e novembro, a capina manual. A iniciativa acontece na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso de Goiás e tem como foco controle de Espécies Exóticas Invasoras (EEI), antes do plantio das espécies nativas.

Gerente de Restauração no projeto, Murielli Garcia, explicou que o trabalho está sendo feito ao redor das árvores e cupinzeiros, locais que não possuem acesso com o trator. “Capinamos pontualmente uma área de aproximadamente 97,14hectares. Esta ação é crucial para o bom desempenho da restauração ecológica”.

Utilizando a técnica da semeadura direta, em conjunto com o potencial de regeneração natural já presente no local, na Fazenda São Bento 105,51 hectares serão destinados à restauração. As atividades iniciadas em dezembro de 2022, estendem-se até 2024. Na área já foram realizadas etapas de gradagem e niveladora para o preparo do solo, bem como a carpina. A expectativa é de que o plantio de vegetação nativa seja realizado entre o final de novembro e dezembro deste ano. Com aproximadamente 88 espécies, a área receberá seis toneladas de sementes.

Sobre o Projeto
Com a restauração em larga escala, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar busca elevar a produção de sementes nativas. Nesse sentido, o projeto promove a restauração de 600 hectares de Cerrado na região Norte e Nordeste goiano viabilizando renda complementar as famílias coletoras de sementes.

Publicado em 07/11/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image