Equipe do Águas Cerratenses apresenta técnica inovadora para combater erosão na proximidade Caverna Angélica no PETER

Na busca por soluções sustentáveis, a equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar está testando uma técnica inovadora para combater erosões no caminho que leva a Caverna Angélica, localizada no Parque Estadual Terra Ronca (PETER), em São Domingos (GO). Ao longo de anos, o local tem sofrido com um processo persistente de erosão do solo, demandando medidas eficazes para conter esse fenômeno e promover a recomposição da vegetação.

Coordenadora do Projeto, Alba Cordeiro, explicou que na área de erosão será adotada um método com um tipo de biomanta. “Nós vamos utilizar sacos de juta que serão preenchidos com matéria orgânica, solo e inseridas sementes de espécies nativas. A ideia é formar uma espécie de travesseiro com sementes nestas áreas mais afetadas pela erosão para que ela seja contida. Este trabalho é importante, uma vez que a técnica da semeadura direta tradicional não funcionaria no local, ja que parte do solo apresenta elevada inclinação e baixa fertilidade. Os travesseiros de juta com sementes estabilizarão o solo e criará um ambiente propício para o estabelecimento e crescimento das espécies nativas”, detalhou a coordenadora ao destacar que a expectativa é de que essa abordagem contribua para reverter o processo de erosão e promova a revitalização do ecossistema ao redor da Caverna Angélica.

Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto Águas Cerratenses vai restaurar 300 hectares no PETER. A iniciativa tem como público-alvo recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Além disso, contribui com o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes nativas de base comunitária, uma vez que a produção de sementes nativas para a restauração ecológica proporciona a geração de renda a partir do Cerrado, atuando de forma inclusiva e contribuindo para a conservação e restauração deste importante bioma brasileiro.

Publicado em 27/10/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image