Estudantes da Escola Rural Ana Maria de Moura realizam plantio de sementes nativas durante atividade de Educação Ambiental

Um dia de plantio. Mais do que sementes, uma oportunidade de cultivar conscientização e responsabilidade ambiental. Assim foi a última terça-feira, 21, para os educandos da Escola Municipal Ana Maria de Moura, em São João D’Aliança, durante a jornada de Educação Ambiental promovida pelo Projeto Águas Cerratenses. Com sementes nativas do Cerrado, cerca de 50 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram uma atividade alternativa.

Responsável pela Educação Ambiental do Projeto, Giselle Moreira, explicou que a atividade teve início com a animação “Vellozia”, um desenho que aborda de forma lúdica temas atuais como o aquecimento global e a importância da restauração. “A animação preparou o terreno para a prática ambiental. Após a exibição do filme os alunos foram divididos em equipes, em que cada grupo ficou responsável por desempenhar um papel no plantio realizado na unidade escolar”, disse. A bióloga detalhou que, com o suporte da equipe do projeto, o primeiro grupo abriu as linhas de plantio, o outro aplicou o pó de rocha no solo, e os demais jogaram as sementes e cobriram com a terra. “Vimos os alunos engajados para o plantio e entusiasmados para os cuidados no pós-plantio e isso será fundamental para o sucesso do projeto”, enfatizou.

Giselle Moreira reforçou que o plantio teve como foco atender um pedido da escola. “Por se tratar de uma unidade rural, a escola está desenvolvendo uma barreira vegetal no local. Essa barreira vegetal é composta por mudas de frutíferas (como bananeira, limão, mamão) e árvores do Cerrado (parte executada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater) plantadas no início do ano de 2023. Já o Projeto Águas Cerratenses semeou sementes de espécies do Cerrado, principalmente arbóreas, para enriquecer ainda mais esse projeto. O objetivo dessa barreira é criar um laboratório externo para as aulas onde será possível estudar, por exemplo, o ciclo das plantas, as espécies do Cerrado dentre outros assuntos e colher seus frutos.

Além de plantar sementes nativas na parte dos fundos da unidade escolar, no período vespertino os alunos de 3º a 5º ano do ensino fundamental participaram da Oficina Bolas de Sementes, em que com argila e sementes nativas os alunos produzem bolinhas, que posteriormente são dispersas na natureza. “As crianças levaram as bolas de sementes para plantar em casa ou no espaço onde elas queiram ver mais Cerrado”, concluiu Giselle Moreira.

Publicado em 23/11/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image