Cerrado: SMMAAS e RSC celebram Acordo de Cooperação para restaurar bioma

 Dos 15 municípios atendidos pelo projeto, quatro já assinaram o Acordo de Cooperação Técnica

Parcerias em prol da restauração do Cerrado. Essa foi a pauta que levou a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) executora do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Sustentável (SMMAAS), de Alto Paraíso de Goiás (GO), a assinarem um Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e a cooperação para recomposição da vegetação nativa no município. 

A medida deverá representar ao município de Alto Paraíso de Goiás um avanço em prol da restauração do bioma Cerrado, uma vez que o intercâmbio permite a troca de experiências, informações e tecnologias. Coordenadora do Projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro, ressaltou que a expectativa é de que a SMMAAS contribua com a equipe do projeto para o engajamento e sensibilização de potenciais beneficiários, bem como na articulação com os demais parceiros. “Essa parceria para nós do projeto é fundamental, pois dará maior visibilidade a iniciativa e consequentemente os resultados que buscamos atingir”.

Representante do Paço Municipal, o secretário de Meio Ambiente Ismael Neiva reforçou as atividades que serão realizadas em parceria. Conforme o secretário da SMMAAS,“os técnicos da Pasta irão promover ações conjuntas como capacitações nas modalidades presencial ou à distância, elaboração ou adaptação de cursos, bem como apoio a realização de ações. Além disso, a troca e cessão de insumos, tecnologias e dados de informações destinados às atividades de levantamento para potenciais beneficiários do projeto, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados e compartilhamento dos resultados socioambientais alcançados com o projeto”, detalhou.

Dentre os pontos citados no Acordo de Cooperação Técnica estão ainda uma ação conjunta de intercâmbio de conhecimentos, pesquisa e informações visando a complementação das ações desenvolvidas e troca de experiências e especialização dos profissionais que atuam na Pasta levando em conta os objetivos elaborados por meio do plano de trabalho.

SMMAAS

Para a SMMAAS  de Alto Paraíso caberá contribuir na divulgação de ações do Projeto junto à população, indicar e facilitar o diálogo com as administrações públicas, privadas, lideranças comunitárias, proprietários rurais e demais interessados para se cadastrarem no Projeto Águas Cerratenses; Auxiliar no levantamento de demanda de passivos com recomposição da vegetação nativa do município e colaborar no engajamento do proprietário com a restauração do bioma que trará a recomposição da vegetação nativa para a adesão ao projeto.

Acordo de Cooperação 

Alto Paraíso de Goiás é o quarto município a firmar o Acordo de Cooperação com a equipe do Projeto Águas Cerratenses. Os Termos já foram feitos com os municípios de Cavalcante, São João D’Aliança e  Niquelândia. 

Águas Cerratenses: Semear para Brotar

O Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar” tem como foco o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais. Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, visa restaurar, por meio do método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 800 hectares de Cerrado até 2024.

A iniciativa contribui ainda para a expansão planejada da produção de sementes, e hoje beneficia, aproximadamente 100 famílias de coletores da Associação Cerrado de Pé (ACP), que tem na coleta de sementes uma fonte de renda

Publicado em 01/03/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image