Projeto Águas Cerratenses inicia atividades de plantio na Fazenda Hy Brasil

A equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar deu início às atividades de plantio que serão realizadas na Fazenda Hy Brasil, em Alto Paraíso de Goiás (GO). O projeto visa a dispersão de 1,7 toneladas de sementes nativas abrangendo 90 espécies.

Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro, explicou que o plantio envolve diferentes ambientes, incluindo cerrado típico, campo úmido e floresta. “A muvuca, realizada no local consiste na técnica de misturar diferentes tipos de sementes e dispersá-las simultaneamente. Vamos realizar essa atividade e posteriormente com uma calcalhadeira fazer o plantio. O maquinário é um implemento que assegura uma distribuição uniforme das sementes ao longo das áreas designadas”, detalhou.

Alba Cordeiro evidenciou ainda o intuito da proprietária da Fazenda Hy Brasil em expandir a vegetação nativa no local. "A expansão do Cerrado nativo, irá contribuir para a biodiversidade local. Além das áreas de Reserva Legal (RL) e de Preservação Permanente (APP), a meta é substituir as pastagens por vegetação nativa do Cerrado. Essa substituição impulsiona a regeneração do solo, embora se apresentem desafios consideráveis no controle do retorno de gramíneas exóticas que anteriormente predominavam na área de pastagem", ressaltou.

Outro ponto mencionado pela coordenadora foram as atividades de pesquisa realizadas pela Unicamp, nas quais estão em andamento. “O cerne dessas pesquisas reside na exploração de novos modelos para a restauração do Cerrado, refletindo o comprometimento contínuo em buscar abordagens inovadoras e eficazes na conservação do bioma”, acrescentou.

Vale lembrar que o Projeto Águas Cerratenses tem como linha estrutural a sensibilização e envolvimento de propriedades rurais para regularização ambiental, conforme o Código Florestal, bem como o fortalecimento cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar de grupos vulneráveis. Financiada pelo Fundo Socioambiental CAIXA, a iniciativa vem atuando de forma inclusiva na missão de conservar e restaurar o Cerrado brasileiro.

 

Publicado em 17/11/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image