Projeto Águas Cerratenses realiza plantio no Parque Estadual Terra Ronca

A equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar deu início às atividades de plantio no Parque Estadual Terra Ronca (PETER), situado em São Domingos (GO). Com o objetivo de dispersar 1.589 kg de sementes nativas, abrangendo 81 espécies por meio da técnica da semeadura direta, a iniciativa visa fortalecer a biodiversidade e contribuir para a restauração ecológica. No total 47,52 hectares de Cerrado serão restaurados este ano.

A Gerente de Restauração do projeto, Murielli Garcia, ressaltou a diversidade dos solos no processo de plantio, explicando a escolha de diferentes métodos. "Devido às características variadas das áreas, estamos empregando diversos métodos de plantio. Optamos pelo plantio manual em razão das dificuldades de acesso em algumas regiões, bem como pela presença de vegetação nativa. Nessas áreas, abrimos covetas e realizamos o plantio de forma manual. Em locais mais abertos, adotamos o método mecânico, utilizando um trator acoplado a uma calcareadeira”, disse.

A expectativa é de que até sexta-feira, 15, o plantio seja concluído pelo grupo. O projeto continuará com as atividades de restauração, incluindo uma etapa de controle de Espécies Exóticas Invasoras (EEI). Essa fase tem como objetivo assegurar o sucesso do plantio e promover a biodiversidade no PETER, reforçando o compromisso com a conservação ambiental e a sustentabilidade na região.

Sobre o Projeto: Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto Águas Cerratenses busca fortalecer a cadeia produtiva de sementes nativas de base comunitária. A produção dessas sementes para a restauração ecológica não apenas contribui para a conservação do Cerrado, mas também proporciona a geração de renda, atuando de forma inclusiva e sustentável. O projeto desempenha um papel fundamental na preservação deste importante bioma brasileiro..

Publicado em 15/12/2023

Realização

Image

Apoio

Image

Apoio financeiro

Image