Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    5º EPISÓDIO NO AR: Podcast da RSC pauta Restauração Ecológica e destaca os benefícios da semeadura direta

    Está no ar mais um episódio do Semeando, o podcast da Rede Sementes do Cerrado (RSC).  O 5º programa reforça a urgência de restaurar o Cerrado, que além de ser um bioma extremamente importante para o ecossistema brasileiro, é fundamental em nossas vidas. O convidado para bater um papo sobre Restauração Ecológica é o geógrafo Thiago Belote, especialista em restauração da WWF Brasil e Vice- Presidente da Sociedade Brasileira de Restauração (SOBRE).

    Na entrevista, Belote aponta os benefícios do método de plantio denominado semeadura direta, popularmente conhecido como muvuca. Técnica milenar incorporada pelos povos indígenas há séculos, a semeadura direta tem diversas vantagens e atende às peculiaridades do Cerrado em seu processo de restauração. “Tecnicamente, ela tem mostrado excelentes resultados. A semeadura direta cai muito bem no Cerrado trazendo-o novamente a uma fisiologia parecida ao que era antes de ser degradado”, ressalta.

    Segundo o especialista, a técnica também se destaca por ser inclusiva, uma vez que envolve comunidades e entidades na luta pela conservação ambiental. “Estamos trabalhando diretamente com os coletores de sementes que são de comunidades tradicionais, e com as redes de sementes, grupos que não estavam incluídos nessa cadeia”, pontuou.

    Thiago Belote reforça ainda, que o Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo e também uma das principais fontes de recursos hídricos do país, além de abrigar uma variedade de culturas representadas por povos tradicionais que nele habitam, como quilombolas, indígenas e outras comunidades. “Além de conservar o Cerrado, que é muito importante, a gente precisa restaurá-lo de forma inclusiva, além de promover a restauração produtiva, engajando também o proprietário rural. Com isso vamos ter o famoso desenvolvimento sustentável que a gente tanto quer”, completa.

    Ouça o Podcast:  Clique Aqui.

     

    Sobre o entrevistado


    Vice- Presidente da Sociedade Brasileira de Restauração, a SOBRE. Thiago Belote -Vice- Presidente da SOBRE 

    Thiago Belote é geógrafo formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e iniciou sua carreira profissional trabalhando com adequação ambiental de propriedades rurais. Atualmente é especialista em restauração da WWF Brasil e Vice- Presidente da Sociedade Brasileira de Restauração, a SOBRE.

     

    O Semeando

    O podcast Semeando da RSC destaca temas a respeito da conservação e recuperação do cerrado brasileiro. Em cada episódio, recebemos um novo convidado especialista em sua área de atuação, sempre com foco na conservação do bioma Cerrado. O podcast é lançado no Spotify e fica disponível também no Canal do YouTube da RSC.

    Publicado em 22/12/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30