Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Ações de preparo do solo para restauração ecológica ocorrem no Parque Terra Ronca

    Com o objetivo de restaurar 300 hectares no Parque Estadual Terra Ronca, em São Domingos (GO), a equipe técnica do projeto Águas Cerratenses: semear para brotar deu início as ações de preparo do solo. Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro explicou que este processo é fundamental para o sucesso da restauração. "Estamos adaptando nossas ações às características únicas de cada área. Neste período de estiagem, as atividades requerem mais tempo devido à rigidez do solo. Isso nos leva a empregar diferentes abordagens, usando maquinário em algumas áreas e adotando métodos manuais onde a regeneração natural está em curso".

    Devido a extensão do Parque, as áreas foram divididas em polígonos. “As áreas que vamos trabalhar estão distanciadas uma das outras e cada polígono tem suas características. Alguns polígonos, por exemplo, têm muita regeneração natural, ou seja, a vegetação nativa está retornando. Em outros locais, onde foi retirado com mais intensidade a vegetação nativa e o gado ficou muito tempo pastando, tem pouca regeneração natural, então nessas áreas vamos intensificar o trabalho de preparo do solo com a utilização do maquinário”, detalhou Alba Cordeiro.

    A etapa atual do preparo do solo está em andamento, com áreas planejadas para serem plantadas no próximo período chuvoso, enquanto outras aguardarão até o próximo ano. A restauração ecológica do Parque Estadual Terra Ronca, representada por essas ações iniciais de preparo do solo, é um passo crucial em direção à conservação e revitalização desse ecossistema único. As atividades em andamento promovem não apenas a recuperação da vegetação, mas também o restabelecimento do equilíbrio ambiental tão fundamental para a biodiversidade local.

    Publicado em 29/08/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30