Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Mutirão de plantio será realizado neste final de semana na Flona

    Acontece nesta sexta-feira, 27, e no sábado 28, a partir das 8h30 na Floresta Nacional de Brasília (Flona), Mutirões de Plantio de Sementes Nativas do Cerrado. A iniciativa tem como foco a restauração ecológica da área em que foi realizada, em 2022, a retirada dos Pinheiros, árvores do gênero “Pinus sp” que são consideradas Espécies Exóticas Invasoras (EEI).  

    No plantio, feito por meio da técnica da semeadura direta, serão utilizadas espécies de sementes entre capins, arbustos e árvores, preparadas pelas famílias do Assentamento Oziel Alves III, do Núcleo Rural Piripau, inseridas no Projeto Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado.

    A Unidade de Conservação está instalada em Taguatinga e os voluntários que desejam participar dos mutirões devem se reunir no local a partir das 8h de sábado e domingo. Conhecidos como “cerrados de bolso", os saquinhos contêm sementes em quantidades suficientes para promover o enriquecimento das áreas que passaram por derrubada de pinus, fogo prescrito e capina seletiva.  

    A restauração da área é um trabalho desenvolvido pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), a Tikré Brasil – Soluções Ambientais – Eireli, e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

    Flona
    Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA), a Flona de Brasília tem grande importância ambiental e contribui de forma expressiva para a conservação dos recursos hídricos da região, pois protege grande parte das nascentes que abastecem o Reservatório do Descoberto assim como nascentes e trechos de córregos da Bacia do Paranoá.

    Publicado em 24/01/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30