Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    ÁGUAS CERRATENSES: Equipe do Projeto apresenta a especialista do MDR etapas da iniciativa que vai restaurar 800 hectares de Cerrado

    A equipe recebeu a visita do especialista em políticas públicas e gestão governamental do MDR, José Ivan Mayer de Aquino

    Visitar os coletores, passar pelas áreas de coleta, dar uma chegadinha à Casa de Sementes da Associação de Coletores da Cerrado de Pé (ACP), explicar como as sementes são estocadas, descrever e apresentar o processo da coleta à restauração. Esta prática tem sido cada vez mais comum para a equipe do Projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, uma vez que tem sido intensas as visitas de pessoas que buscam conhecer todas as etapas da iniciativa que vai restaurar, nos próximos anos, 800 hectares de Cerrado.

    Na última semana não foi diferente, a equipe técnica do projeto recebeu a visita do especialista em políticas públicas e gestão governamental, José Ivan Mayer de Aquino. Enquanto colaborador do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias, Aquino acompanhou de perto a aprovação do projeto junto ao Programa Águas Brasileiras, vinculado ao órgão. A visita foi para visualizar as ações na prática.

    Durante o encontro, que aconteceu na Casa de Sementes da ACP, Alba Cordeiro, coordenadora do projeto Águas Cerratenses explicou sobre “a produção de sementes nativas, cuidados com o armazenamento, infraestrutura para viabilizar os plantios de restauração e a importância dos financiamentos para a continuidade das ações”.

    Rodolpho Lorencetti mostrou onde ficam as sementes que devem ser beneficiadas e também o local do armazenamento. Os produtos são divididos por espécies, lotes e ano de coleta. Todo este material é comercializado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), conforme explica o coletor Jader Guilhermino. “A Rede recebe as encomendas das sementes e passa para a Associação que distribui o nome das espécies e a quantidade e assim coletamos na época de frutificação”, pontuou. O coletor lembrou que o Projeto Águas Cerratenses é financiado pela Caixa Econômica Federal e vai restaurar sem custo, aos proprietários rurais de áreas com passivos ambientais em Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP).

     

    Confira como foi a visita à casa de sementes:

     

    Publicado em 06/07/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30