Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Associados da Cooperuaçu participam de Dia de Campo do curso sobre Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado

    Foi realizada neste sábado, 22, na comunidade Pedras e Buritizinho, no Vale do Peruaçu (MG), a aula prática do curso de Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado. Cerca de 20 alunos que integram a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu), participaram da iniciativa que teve como foco promover a integração do grupo, tirar dúvidas acerca dos temas abordados nas aulas on-line e debater sobre a coleta de algumas espécies nativas.

    Técnico de Campo e tesoureiro da Cooperuaçu, Valdomiro da Mota Brito (Buda), salientou que a aula prática é complementação das atividades que já vinham sendo executadas na modalidade on-line. “Nós queremos entrar nesse nicho de mercado e pedimos o apoio da equipe da RSC e Cerrado de Pé que tem muito mais experiência com sementes para nos ensinar sobre o que precisamos fazer para iniciar a comercialização das sementes”. O tesoureiro evidenciou que o mercado da restauração tem crescido bastante, principalmente a partir da Lei 12.651/2012 que estabelece áreas de Reserva Legal (RL) nas propriedades rurais.

    “Durante o bate-papo mencionamos sobre o método de coleta, beneficiamento, armazenamento, recuperação e restauração ecológica. Essa comunidade iniciou recentemente a coleta de sementes para restauração em seu território. Nosso objetivo é apoiá-los para que eles consigam fazer uma escolha de espécies adequadas para o local de restauração, assim como desenvolver o passo a passo para que obtenham sucesso neste projeto”, disse Natanna Hostsmann, engenheira florestal responsável técnica pela casa de sementes da Cerrado de Pé e instrutora da aula prática.

    A engenheira florestal destacou ainda que a comunidade é composta, em sua maioria, por agricultores extrativistas. “Eles têm bastante experiência com a coleta de frutos do Cerrado para a polpa, pois já comercializam a polpa. Nosso trabalho busca contribuir para que álem das polpas, seja possível comercializar sementes”, concluiu.

    Financiado pela Cargill, a ação realizada pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu (COOPERUAÇU) faz parte do Projeto de Restauração Inclusiva em Escala de Cerrado e conta com o apoio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Cerca de 20 agricultores da Cooperuaçu participaram da iniciativa A aula pratica foi realizada na comunidade Pedras e Buritizinho, no Vale do Peruaçu (MG).

     

    Publicado em 28/10/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30