Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Coletores destacam suas experiências durante a Oficina sobre Capins Nativos do Cerrado


    Em parceria com a Associação Cerrado de Pé (ACP), a equipe da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), realizou esta semana, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), a oficina sobre Coleta de Sementes com foco nos Capins Nativos. A capacitação teve como foco promover a reciclagem de conhecimentos entre os membros da Associação e destacar aos novos coletores de sementes, a importância destas gramíneas para a restauração do bioma Cerrado.

    Moradora em Teresina de Goiás, Dona Elias Fernandes, como é conhecida, destacou que a capacitação foi bem produtiva, onde as equipes tiveram a oportunidade de trocar informações. A coletora de sementes enfatizou que gostou da equipe que ministrou o curso e principalmente “de conversar com os novos coletores onde ensinei a eles sobre as espécies de capins e como fazer o beneficiamento”, disse.

    Geruza Soares Pereira, pontuou que foi uma oportunidade para o fortalecimento da aprendizagem. “ Eu já tinha feito o curso uma vez e consegui relembrar de alguns assuntos. Hoje só tenho a agradecer a equipe que não tem medido esforços para realizar essas oficinas”, pontuou. Coletora da comunidade Vão do Moleque, Dona Agripina Pereira Tartuliano, ressaltou que durante o curso teve acesso a algumas espécies de capins da qual desconhecia, além de ser um momento para rever os amigos coletores.

    A capacitação voltada para os capins nativos foi dividida em duas etapas, em que na primeira os participantes conheceram um pouco mais sobre a história e trabalho da ACP e da RSC, legislação vigente, espécies de capins e técnicas de beneficiamento, armazenamento e qualidade das sementes coletadas. Durante a aula prática, visitaram uma área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros onde fizeram a coleta e beneficiamento das espécies. Realizado pela RSC, o curso contou com o apoio da equipe gestora do PNCV, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Instituto Palicourea.

    Para Dona Agripina, as capacitações é um momento para rever os amigos coletores. Moradora em Teresina de Goiás, Dona Elias, como é conhecida, destacou que a capacitação foi bem produtiva.
     
    Cerca de 40 coletores participaram da Oficina  

     

      

     


    Publicado em 05/05/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30