Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Equipe convida moradores à participar do curso de coleta de sementes

    Visando ampliar o número de famílias beneficiadas com a coleta de sementes, a equipe da Rede de Sementes do Cerrado, que atua no projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, realizou dos dias 06 a 10 de março, diversas visitas na Zona Rural do município de Colinas do Sul. O objetivo foi convidar os moradores para participar do curso de Coleta e Beneficiamento, que acontece no município no dia 23 de março, quinta-feira, a partir das 9h.   

    Técnico de campo, Fábio Júnior Barbosa de Souza, explicou que em Colinas do Sul, atualmente ele é o único associado à Cerrado de Pé (ACP), responsável por garantir as sementes utilizadas no projeto que vai beneficiar 15 municípios goianos, por meio da restauração de 800 hectares de Cerrado. “Eu sempre quis que os moradores dos assentamentos conhecessem os benefícios do Cerrado de Pé, entendessem que não é preciso sair de casa até a cidade para garantir uma renda complementar e com o projeto Águas Cerratenses em andamento, o volume de demandas de sementes para restauração aumentaram bastante”. Fábio Júnior Barbosa de Souza mencionou ainda as riquezas do Cerrado brasileiro. 

     

    Sobre o curso

    O curso de Coleta e Beneficiamento de sementes busca capacitar os novos coletores de Colinas do Sul e Região, que contribuirão na restauração das áreas degradadas, por meio de ações de coleta de sementes que são utilizadas para restaurar estas áreas. Durante o curso serão abordados temas como onde coletar, quais espécies coletar, de quantos indivíduos e a quantidade de sementes. Além dessas, outras questões relacionam-se aos procedimentos que devem ser adotados para o processamento de frutos e o beneficiamento de sementes para o seu armazenamento.

     

    Financiador

    Realizada pela RSC e ACP, a capacitação com duração de oito horas tem apoio de Furnas Centrais Hidrelétricas - Edital Socioambiental de 2021 por meio do Projeto: “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas ” e WWF Brasil.



    IDH

    Colinas do Sul ocupa a 213ª posição no IDH goiano, num ranking de 226 municípios. A produção de sementes nativas para a restauração ecológica tem sido uma oportunidade de complemento de renda para muitas famílias. 

    Publicado em 20/03/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30