Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Equipe Projeto Araticum inicia à Oficina de Comunicação Popular

    Ação será desenvolvida com quatro redes de coletores de sementes do projeto Araticum: Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado


    A equipe técnica que atua no projeto de Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum), promove nos dias 18 e 19 de abril, das 9h às 11h, a Oficina de Comunicação Popular. Voltada para os jovens que integram a Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), a ação visa contribuir com o desenvolvimento do grupo por meio de técnicas de comunicação popular, criação de roteiro e conteúdo.

    Engenheiro Florestal e tutor da oficina, Nondas Ferreira da Silva, explicou que o curso faz parte do plano de ações da Araticum e será realizado com todas as redes inseridas no projeto. “Nós iniciamos pela Aprospera e a expectativa é que nos próximos dias possamos realizar a capacitação com as Cooperativa de Agricultores Familiares e Extrativista do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu), a Cooperativa de Restauradores do Cerrado Mineiro (COOCREARP) e a Associação Cerrado de Pé”, detalhou.

    O tutor destacou ainda que estas instituições desempenham um papel fundamental para o ganho de escala da restauração do Cerrado Brasileiro. “O curso de comunicação popular contribui para que estes grupos se organizem, divulguem suas atividades e potencializem a cadeia produtiva de sementes, além de promover o aperfeiçoamento de habilidades técnicas, em jovens e adultos, para desenvolvimento de ações audiovisual em projetos, criando oportunidade de trabalho local, o que pode diminuir o êxodo rural por falta de oportunidade de geração de renda."

    Vinculados à Cooperativa de Restauradores do Norte Mineiro (COOCREARP), os ministradores da oficina integram o grupo de Jovens Comunicadores Populares do Alto Rio Pardo. Sem taxa, o curso será gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/pd1fNrmWBJQvkhMV6.

    Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado
    Com uma ampla rede de parceiros e colaboradores, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) atua na elaboração e execução de diversos projetos socioambientais, que visa contribuir com o fortalecimento das organizações de base comunitária, dentre eles o projeto de Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum). Neste contexto, quatro regiões estão inseridas no projeto que tem como foco potencializar a cadeia de restauração inclusiva gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos, buscando aumentar as iniciativas de restauração do Cerrado.

    Financiado pela Cargill, a Tikré atua em parceria com a RSC na execução deste projeto

    Publicado em 13/04/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30