Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Equipe técnica do projeto “Água Cerratenses: semear para brotar” percorre municípios contemplados pelo projeto

    Visando divulgar o Projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, esclarecer possíveis dúvidas acerca da execução das atividades e mostrar os benefícios da restauração em áreas com passivos  ambientais, a equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a  Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé (ACP), realizaram na última semana uma série de visitas às organizações que atuam em ações voltadas à conservação do meio ambiente nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança e Niquelândia. Este trabalho in loco também contribui para que os profissionais façam um comparativo dos dados coletados por satélites e os do município, uma vez que com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a equipe realizou um levantamento de quais são as propriedades rurais, de cada município, com passivos ambientais em Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanentes (APP).

     

    Em Niquelândia a equipe esteve na Secretaria do Meio Ambiente e no Sindicato Rural do município

    Alba Cordeiro, coordenadora do projeto, salientou que este diálogo com as instituições locais é fundamental para um bom desempenho das atividades. “Este é um trabalho que deve ser executado em parceria, para isso contactamos as secretarias municipais e representantes de organizações que atuam no meio rural para apresentar o Projeto, conhecer as demandas quanto às agendas de restauração e regularização das propriedades rurais”, disse.

    Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Sustentável de Alto Paraíso, Ismael Neiva, recebeu a equipe para conhecer um pouco mais sobre o Águas Cerratenses. Segundo ele, a iniciativa “vem enfrentar esse problema, possibilitando que os proprietários rurais resolvam de forma eficiente o passivo ambiental que lhes compete, necessitando para isso de boa vontade e real interesse de ajustar as situações com a Legislação Federal, de modo que os ganhos serão inúmeros, tanto para o proprietário rural, como para o meio ambiente”.

     

    Registro do encontro na Secretaria do Meio Ambiente de Teresina de Goiás

    O gestor enfatizou que o projeto conta com o apoio dos coletores de sementes que contribuem para que estas atividades sejam efetivadas.  “O plantio das áreas, respeitando suas características específicas, é outro ponto que merece destaque, no tocante a eficiência pretendida, pois garantirá que as espécies nativas oriundas diretamente das sementes introduzidas no solo a recuperar, sejam mais fortes e vigorosas. O engajamento dos coletores de sementes da região, dentro da parceria firmada com a Cerrado de Pé, é outro ponto muito positivo pois garante a participação de uma parcela importante da sociedade local, que já vem desenvolvendo relevantes trabalhos ambientais em várias frentes na região”, concluiu Ismael Neiva.

    Sobre o projeto

    O projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar” visa o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais com passivos ambientais. Deste modo, contribui para que estas áreas estejam em consonância com o Código Florestal e garante o equilíbrio deste importante bioma.

    Equipe da RSC e Cerrado de Pé durante visita em Alto Paraíso, com o secretário Ismael Neiva 
    Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, por meio da técnica da semeadura direta, a iniciativa prevê a restauração de 800 hectares de áreas degradadas do Cerrado até 2024.

     

    Publicado em 29/03/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30