A Rede de Sementes do Cerrado (RSC), juntamente com o Serviço Florestal Brasileiro, foi idealizadora do curso “Coleta e Produção de Sementes de Espécies Nativas para a Restauração de Ecossistemas”, disponível na plataforma Saberes da Floresta. O curso foi lançado no início de junho e continuará disponível na plataforma por tempo indeterminado.
Com 40 horas de duração, a capacitação é gratuita e voltada para agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER), gestores ambientais, professores, estudantes de nível técnico ou superior, grupos de base comunitária e demais interessados em atuar na recuperação de áreas degradadas e na conservação da biodiversidade brasileira.
O conteúdo abrange desde o histórico da formação de redes de coletores de sementes no Brasil até aspectos ecológicos, técnicas de coleta, manejo, armazenamento, beneficiamento e diretrizes legais que garantem a qualidade e a viabilidade das sementes nativas para projetos de restauração. Os participantes que concluírem as atividades avaliativas com aproveitamento mínimo de 60% receberão certificado emitido pelo Serviço Florestal Brasileiro.
Parceiros
Além da RSC, integram essa iniciativa o Redário, o Laboratório de Sementes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/LASEM), o Laboratório de Termobiologia da Universidade de Brasília (PPGBot/UnB), o Jardim Botânico de Brasília e a Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé.
Para a presidente da RSC, Anabele Gomes, a capacitação fortalece a valorização dos conhecimentos locais e o mercado de sementes nativas.“Este curso é uma ferramenta importante para ampliar o entendimento sobre a coleta responsável e a produção de sementes de qualidade, fundamentais para o sucesso de projetos de restauração em larga escala no Cerrado e em outros biomas”, afirma a gestora, que também é uma das instrutoras do curso.
Para mais informações acesse o site:
https://saberes.florestal.gov.br/course/index.php?categoryid=1
Publicado em 25/06/2025