Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Para facilitar coleta e beneficiamento, coletores fabricam ferramentas durante Oficina de Cocriação de Tecnologia

    Divididos em grupos os coletores criaram materiais para facilitar a coleta e beneficiamento dos capins – Foto Luana Santa Brígida

    Divididos em grupos e com o objetivo de criar materiais que facilitem no beneficiamento das sementes, os coletores da Associação Cerrado de Pé (ACP), participaram na última semana da Oficina de Cocriação de Tecnologias para Coleta e Beneficiamento de Sementes realizada pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. E o resultado não poderia ser outro: Aprendizado, trocas de conhecimentos e muitos, muitos testes que resultaram na criação de utensílios tecnologias como peneira e pilão automáticos e separadores de sementes que podem ser utilizados especialmente para capins.

    Vice-presidente da RSC, Anabele Gomes conta que, neste momento, o foco foi criar equipamentos para beneficiar os capins, uma vez que este é o período de coleta das gramíneas, mas as tecnologias não se limitaram as essas espécies e podem ser utilizadas e adaptados para facilitar o beneficiamento de inúmeras sementes.


    Moradora no território Kalunga, Vão do Moleque, Dona Marcelina Pereira reforçou as dificuldades em coletar e beneficiar o Capim Flechinha. “Como ele é baixinho, dói as costas durante a coleta e criar equipamentos para facilitar nosso trabalho ajudará bastante”, destaca.

    Facilitadora do Instituto Invento de Tecnologias Apropriadas para Sustentabilidade, órgão responsável por ministrar a Oficina, Laís Pacheco, pontuou a participação dos coletores na criação das ferramentas. “É muito interessante que os coletores participaram do processo criativo, eles criaram as ferramentas que utilizarão, que é bem o conceito de ferramentas apropriadas, em que as pessoas que vão utilizar dos materiais criados participam de todo o processo criativo”, concluiu.

    Materiais já conhecidos como vassouras, telas, tesouras, cabos, foram alguns dos equipamentos usados na produção dos novos materiais. No total foram criados cinco protótipos de novas tecnologias que vão auxiliar o dia a dia dos coletores de sementes nativas do Cerrado. As tecnologias ainda precisam de aprimoramento e ajustes para que cheguem a versão final, mas foi um passo importante, dando subsídios para que os próprios coletores possam pensar em soluções para os desafios enfrentados diariamente na produção de sementes.

    Realizado pela RSC e ACP, o curso foi financiado pela Universidade de Exeter e pelo Fundo Socioambiental CAIXA. A iniciativa contou com a parceria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ICMBio.

     

    Publicado em 04/07/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30