Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto Sementes do Cerrado inicia o preparo do solo de área degradada no Assentamento Itaúna

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado, deu início, nesta terça-feira (14), no Assentamento Itaúna, em Planaltina de Goiás, ao preparo do solo das áreas que serão restauradas por meio do projeto Sementes do Cerrado: caminhos para o fortalecimento da cadeia da restauração ecológica inclusiva nos corredores de biodiversidade. No assentamento, serão restaurados, de forma inclusiva e com protagonismo comunitário, 49,27 hectares de Reserva Legal.

    Gerente de Restauração da Semeia Cerrado, o agrônomo Henrique Santana, que coordena os trabalhos de campo, detalha os primeiros passos desta etapa. "Neste momento, nosso foco é a preparação do terreno. Estamos realizando a descompactação para que o solo possa respirar novamente. Em seguida, faremos o desenho das linhas de plantio, que receberão as sementes assim que o período chuvoso começar", explica.

    Elaborado pela Semeia Cerrado, o plano de restauração das áreas no Assentamento Itaúna adota estratégias distintas para as diferentes condições do local. Em uma parcela de 38,37 hectares, onde ainda resiste vegetação nativa, o foco será no manejo de espécies exóticas invasoras da área. Posteriormente, a área será enriquecida com uma mistura de sementes de árvores e outras plantas nativas, contribuindo para o processo de regeneração natural.

    Nos 10,9 hectares mais críticos, o trabalho será mais intenso. Além de ações para eliminar as gramíneas exóticas, o grupo vai arar a área para descompactar o solo e estimular o esgotamento do banco de sementes dos capins exóticos. “O plantio de espécies arbóreas, em linhas, está programado para o primeiro período chuvoso de 2025. No ano seguinte, serão introduzidas espécies de crescimento rápido, como arbustos e gramíneas nativas, para dar densidade ao plantio e proteger o solo”, adiantou Henrique Santana. 

     

    Sobre o projeto

    O Sementes do Cerrado vai muito além da recuperação ambiental. A proposta busca promover a inclusão social, valorizar o conhecimento tradicional dos agricultores, fortalecer a economia local e reconhecer o protagonismo das comunidades na conservação do bioma. O projeto é financiado pelo Edital Corredores da Biodiversidade, da Iniciativa Floresta Viva, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto conta com o apoio da Petrobras e tem o FUNBIO como parceiro gestor.



    Publicado em 18/07/2025

    Ed. Imperador, sala 102
    SEPN 513, Bloco D, Lote 38 S/Nº - Asa Norte
    Brasília/DF
    CEP:70769900