Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Promovida pela RSC e Cerrado de Pé, capacitação de coletores que atuam na Chapada dos Veadeiros acontece na próxima semana


    Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), realizam em Alto Paraíso de Goiás, nos dias 02 e 03 de maio, com os coletores de sementes que atuam na região da Chapada dos Veadeiros, um curso sobre Coleta de Sementes com foco nos Capins Nativos. Divididos em dois dias, a ação visa promover uma reciclagem, dos conhecimentos sobre o tema, com coletores que já atuam na Associação e capacitar os novos membros, uma vez que este é o período de coleta dos capins nativos do Cerrado, espécies importantes para a biodiversidade do Cerrado.

    Presidente da RSC, Camila Motta enfatizou que este é o primeiro encontro presencial após a pandemia da Covid-19. “Nós sabemos que apenas uma capacitação não resolve tudo, portanto é fundamental que os coletores tenham cursos de reciclagem para reforçar o conhecimento, melhorar as técnicas a respeito da coleta e do beneficiamento. Vale reforçar também que o encontro oportuniza a troca entre os coletores que amplia as relações entre os grupos”, pontuou.

    Responsável técnica da RSC, Natanna Horstmann, explicou que a capacitação será dividida em dois momentos. “No primeiro dia, as equipes terão oportunidade de conhecer sobre a história das instituições, parceria entre RSC e ACP, legislação vigente, relação das espécies de capins, técnicas e acordos de beneficiamento, armazenamento e qualidade das sementes coletadas”, disse.

    Prevista para o segundo dia, a aula prática acontecerá durante uma visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No local o grupo fará a coleta das sementes de capins e posteriormente, em uma roda de conversa, apresentarão os resultados. À tarde as espécies coletadas serão beneficiadas pelos cursistas, com a orientação dos monitores.

    A ação voltada para 40 coletores conta com o apoio do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Instituto Palicourea.

     

    Publicado em 29/04/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30