Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Recuperação de Nascentes

    A Rede de Sementes do Cerrado está iniciando amanhã, dia 02 de dezembro, o plantio de espécies nativas do Cerrado para a recuperação de quatro nascentes no DF, conforme acordo celebrado entre a Rede de Sementes do Cerrado, a SEAPA/GDF (Secretaria de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento do GDF), o IBRAM (Instituto Brasilia Ambiental) e o PARK SHOW Publicidade e Serviços, que doou os recursos advindos do Show Celebrar Brasília 50 anos, realizado em 17/04/2010, na Esplanada dos Ministérios com a participação do Moby e Banda. Com os recursos da parceria, serão plantadas 2000 (duas mil) mudas nativas, para a recuperação das quatro nascentes. A Rede de Sementes do Cerrado vai coordenar o plantio nas nascentes, que contará com a participação da comunidade e de voluntários da Rede de Sementes do Cerrado e do CRAD - Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade de Brasília. A Rede também monitorará o desenvolvimento das mudas durantes dois anos, em parceria com as comunidades onde as nascentes se localizam.

    O Plantio se inicia amanhã, no dia 02 de dezembro, no Assentamento da Chapadinha; os demais plantios acontecerão até o dia 20 de dezembro. Serão plantadas espécies de Mata de Galeria, como Ingá Mirim (Inga laurina), Jerivá (Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassm.), Louro precioso (Cryptocarya aeschersoniana Mez) e outras, espécies de Cerrado típico, como Aroeira (Myracrodruon urundeuva Fr. All.), Tingui (Magonia pubescens St. Hil.), Cagaita (Eugenia dysenterica DC.), Jatobá do Cerrado (Hymenaea stignocarpa Mart. ex Hayne) e muitas outras. Veja a relação das espécies a serem plantadas e seus respectivos habitats.

    Serão plantadas espécies nativas do cerrado em nascentes situadas nas seguintes localidades: Núcleo Rural Pipiripau II (500 mudas), Assentamento da Chapadinha, na DF170 (500 mudas), Estação Ecológica das Águas Emendadas, às margens da DF-205 (300 mudas)  e nascente do Córrego Barrocão, em Brazlândia (700 mudas).

    Publicado em 01/12/2010

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30