Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC comercializou quase 10 toneladas de sementes nativas em 2022

    Restaurar o Cerrado é um grande desafio devido às peculiaridades do bioma, como a diversidade de vegetação mesclando florestas, campos e savanas. A técnica mais comum de restauração para florestas, o plantio de mudas, tem limitações para as savanas e campos. Nesse contexto, a técnica da semeadura direta permite plantar arbustos e gramíneas a um menor custo e com maior eficiência contribuindo para a restauração em larga escala, com sementes de base comunitária promovendo a inclusão social e contribuindo para a conservação da sociobiodiversidade.

    Com uma ampla rede de parceiros e colaboradores para elaboração e execução de políticas públicas, ações de sustentabilidade ambiental e comercialização de sementes nativas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) tem contribuído na restauração ecológica deste importante bioma. Para que essa comercialização aconteça de modo crescente, a RSC busca fomentar a restauração ecológica inclusiva, regulamentar a atividade de coleta de sementes, promover o comércio justo deste produto e melhorar a qualidade das sementes de espécies nativas do Cerrado. Este aporte contribui para a qualidade de vida dos povos do Cerrado e traz benefícios sociais, econômicos e ambientais ao referido bioma e ao país como um todo.

    Produção
    Com um resultado expressivo, em 2022, a RSC comercializou quase 10 toneladas de sementes nativas do Cerrado, parte delas foram utilizadas no projeto Águas Cerratenses: semear para brotar. Foram coletadas na região da Chapada dos Veadeiros 8.500 kg de sementes que vieram de diversas cidades como Cavalcante, na região da comunidade Kalunga do Vão do Moleque, Teresina de Goiás, Alto Paraíso e Colinas do Sul. A totalidade das vendas deve-se levar em conta o estoque das espécies coletadas nos anos anteriores. A comercialização destas sementes beneficia diretamente a renda das famílias dos coletores. 

    Em 2022, no formato presencial, 36 pessoas participaram da capacitação
    realizada na Chapada dos Veadeiros
    Foto: Luana Santa Brígida

    •   8500 kg de sementes coletadas
    •   101 espécies de plantas nativas
    •   77 Coletores de sementes nativas
    •   R$ 600.651,62 repassados a Associação Cerrado de Pé
    •   Com o Projeto Águas Cerratenses foram restaurados 155 hectares de área. Já no projeto Restauração Inclusiva em Escala no Cerrado os números totalizam 100 hectares sendo: 35 hectares na APA Cavernas do Peruaçu, em Januária (MG); 10 hectares em Alto Paraíso (GO), no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; e Cinco hectares em Montezuma (MG), na Reserva do Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras.

     Cursos
    Com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em transformar a coleta de sementes do Cerrado em uma fonte econômica, a RSC realizou em duas edições o Curso de Coletas de Sementes para Restauração do Cerrado. Divididos em seis módulos e ministrados via on-line, para complementação das aulas, aconteceram os Dia de Campo onde os alunos puderam colocar em prática os aprendizados. A iniciativa beneficiou mais de 100 pessoas e contou com a parceria com a Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), Floresta Nacional de Brasília (Flona) e Tikré.

    Formação de Novos Coletores

    Visando reciclar o conhecimento dos coletores e formar os novos, a RSC promove todos os anos um encontro do grupo. Em 2022, no formato presencial, 36 pessoas participaram da capacitação realizada na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. Os coletores, trocam conhecimentos, discutem sobre as espécies trabalhadas, alinham perspectivas e a melhor forma de incorporar espécies nos processos de recuperação de áreas degradadas.

    Já os novos coletores durante a formação, conhecem a equipe técnica. Conteúdos como a legislação sobre a coleta e restauração, espécies de sementes, formas de beneficiamento, práticas da coleta, período de maturação das sementes, materiais utilizados. É uma oportunidade para tirar dúvidas e um momento de aproximação e boas-vindas.

    Oficina
    Uma atividade inovadora! E o resultado não poderia ser outro: Aprendizado, trocas de conhecimentos e muitos, muitos testes que resultaram na criação de utensílios como peneira e pilão automáticos. O trabalho desenvolvido pelos coletores contou com a orientação da equipe do Instituto Invento de Tecnologias Apropriadas para Sustentabilidade e utilizou como matéria-prima materiais como vassouras, telas, tesouras, cabos, na produção dos novos materiais. A oficina de Cocriação de Tecnologias para Coleta e Beneficiamento de Sementes buscou por meio da criação de instrumentos facilitar o dia-a-dia dos coletores de sementes nativas do cerrado com o desenvolvimento de cinco protótipos.

    Encontro do Redário
    Em setembro, dois anos após contato apenas pela internet, aconteceu em Alto Paraíso de Goiás (GO) um encontro que reuniu 80 pessoas de 20 redes e grupos de sementes, atuando em 12 estados e cinco biomas do Brasil. O objetivo foi discutir sobre o Redário, uma iniciativa que visa ampliar a escala e a qualidade da restauração ecológica dos biomas por meio de relações comerciais baseadas no diálogo, respeito mútuo, equilíbrio de forças e apoio técnico.

     Entre 31 de outubro a 15 de novembro, uma equipe esteve em Eldorado (SP) separando as sementes para preparação das muvucas. A ação resultou em 16 toneladas de sementes de 170 espécies provenientes de diversos estados que foram destinados a 47 projetos de restauração por meio da Muvuca e da semeadura direta de aproximadamente 600 hectares. Destas, 1 tonelada é proveniente da Rede de Sementes do Cerrado, resultado do trabalho das famílias em que 70% delas são coordenadas por mulheres.

    Publicado em 25/01/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30