Com o objetivo de elevar a qualidade das sementes coletadas, especialmente de espécies arbóreas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), realizou, no dia 05 de agosto, uma capacitação técnica voltada aos coletores. O encontro aconteceu no Assentamento Real I, em Colinas Sul (GO), e foi planejado a partir de desafios identificados em campo, promovendo um espaço de diálogo, aprendizado prático e alinhamento de boas práticas.
Vice-presidente da RSC e Coordenadora do Núcleo de Produção de Sementes, Natanna Horstmann, explicou que a capacitação é um instrumento para garantir o sucesso da restauração ecológica. “Este é um momento muito importante no nosso calendário anual. Diferente de outras ações, essa capacitação não está vinculada a um projeto específico, mas reflete a nossa busca constante por excelência. Construímos o conteúdo a partir dos desafios observados na coleta do ano anterior, transformando cada demanda em oportunidade de aprendizado”, explicou.
Durante o dia de imersão, os coletores participaram de aulas práticas e teóricas sobre como melhor identificar as espécies nativas, bem como beneficiamento de sementes e critérios para determinar o ponto ideal de coleta da semente. O foco foram as espécies arbóreas, fundamentais para a restauração ecológica em larga escala.
Natanna Horstmann pontuou ainda que foram observados pela equipe alguns pontos que demandam melhorias e segundo ela, estes cuidados impactam diretamente na taxa de germinação e no sucesso dos projetos de restauração. “Quando melhoramos a qualidade das sementes, entregamos um produto cada vez melhor, bem como fortalecemos toda a cadeia da restauração. Cada semente saudável é uma nova árvore que ajudará a manter o Cerrado em pé”, reforçou a vice-presidente.
Próximos passos
Visando melhor aprimoramento do trabalho, as capacitações da RSC são realizadas constantemente. A próxima etapa será promovida no final de agosto, com foco nos núcleos de coletores do Vão do Moleque, em Cavalcante (GO). A meta é expandir o fortalecimento da base comunitária, garantindo que boas práticas de coleta e beneficiamento estejam alinhadas em todas as frentes de atuação da RSC e da ACP.
Publicado em 06/08/2025