Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC publica livro infantil sobre Gramíneas do Cerrado

    Membra do Conselho Consultivo da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), a doutora em Botânica, Ani Cátia Giotto, lançou no início deste ano o livro infantil O Grande Mundo das Pequenas Gramíneas do Cerrado. A história relata o passeio de uma criança pelo Cerrado brasileiro, em que o personagem se depara com várias espécies de gramíneas e começa a compará-las com o formato de objetos e animais já conhecidos. Ele descreve o capim Paspalum plicatulum Michx. como um colar, cheio de bolinhas. A cada passo vai encontrando uma nova espécie, tem ainda o brinco de princesa, (Loudetiopsis chrysothrix (Nees) Conert.), orelha de coelho (Paspalum eucomum Nesse x Trin.), flechas pequeninhas (Aristida gibbosa (Nees) Kunth), dentre outros. Ao final do passeio, a criança fala do seu desejo em mais atividades como aquela e sua expectativa em conhecer mais espécies de gramíneas, arbustos e árvores deste importante bioma.

    A autora conta que a ideia do livro nasceu em 2021, durante uma palestra do analista ambiental do ICMBio, Alexandre Sampaio, sobre a ausência de publicações direcionadas ao público infantil. Ela relata que o filho Octaviano, hoje com oito anos, apesar de sempre acompanhá-la em campo, nunca teve acesso a conteúdos com informações sobre as gramíneas do Cerrado, em uma linguagem dinâmica e acessível. “Foi daí que surgiu a ideia de escrever uma história bem simples para que os amantes do Cerrado, assim como eu, pudessem ter um conteúdo para compartilhar com suas crianças”, conta. Ani Cátia explicou que após escrever a história, contou com o apoio do ilustrador Tiago Cavalcanti Borges Guimarães. “Tiago é arquiteto e um excelente professor de desenho. Trocamos mensagens, enviei a ele fotos e vídeos das gramíneas para inspiração e ele usou o seu grande talento em desenhar”, descreve. A autora conta também que o texto final do livro foi revisado por sua amiga querida Jaqueline Coelho Santana . “Jaque ficava encantada conforme eu enviava as ilustrações que Tiago produzia”, conta.

    Ani Cátia relata que tem esperança cada vez mais na união de diferentes profissionais para a divulgação sobre a biodiversidade para diferentes públicos em linguagens acessíveis, inclusive em relação às gramíneas do Cerrado.“Este livro apresenta algumas das muitas gramíneas que temos no bioma. Existem outros livros sobre o assunto que podem auxiliar neste processo, mas ainda precisamos de muitas informações. Espero que estas publicações ajudem na motivação para este processo de escrita”, disse. Divulgado pela Rede de Sementes do Cerrado, o livro O Grande Mundo das Pequenas Gramíneas está disponível para download, na página da instituição. Para baixar o conteúdo acesse: 

     

    Publicado em 10/04/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30