Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Termo de Cooperação Técnica assinado entre RSC e Secturma contribuirá na execução do projeto Águas Cerratenses em Cavalcante

     Executora do projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), realizou a assinatura de mais um Acordo de Cooperação Técnica. Desta vez, a parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Secturma), de Cavalcante. O Acordo de Cooperação Técnica objetiva promover a troca de informações, experiências e tecnologias entre prefeitura e equipe executora do projeto com foco na expansão da cadeia regional de sementes nativas, por meio da recomposição em áreas degradadas dentro do município.

    Titular da Pasta, João Bittencourt Lino, ressaltou a relevância do projeto para a restauração do Cerrado brasileiro. “É uma importante inciativa para o processo regenerativo que o planeta requer. Contribuir com a conservação das nascentes e recuperação dessas áreas é contribuir com nossa caixa d'água do país”, disse. O gestor pontuou ainda que o município de Cavalcante tem boa parte de sua área conservada e neste contexto são necessárias políticas públicas para que a degradação não expanda. “Para Cavalcante que ainda tem aproximadamente 70% de sua área mantida é fundamental, tendo em vista o avanço do agronegócio. Assim, o projeto contribui muito com isso, de um lado uns retirando nossa vegetação nativa e do outro o projeto recuperando as áreas já degradadas.”

    Coordenadora do Projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro falou que esta parceria contribui para o melhor desenvolvimento da execução do projeto. “Nós entendemos a importância que é trabalhar em parceria com o executivo local, uma vez que é ali no dia a dia, no município, que as coisas acontecem e o suporte das secretarias de meio ambiente é fundamental”. A bióloga pontuou que a equipe técnica sempre foi muito bem recebida e tem certeza que juntos farão um trabalho positivo na região.

    Acordo de Cooperação Técnica
    Dentre as cláusulas do Acordo, cabe as partes possibilitar à equipe de atuação no projeto, bem como os colaboradores envolvidos a participação em treinamentos e capacitação, promovidos por suas unidades competentes.

    Águas Cerratenses: Semear para Brotar

    O Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar” tem como foco o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais. Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, visa restaurar, por meio do método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 800 hectares de Cerrado até 2024.
    As ações de restauração de áreas degradadas serão feitas em Minaçu (GO), Cavalcante (GO), Teresina de Goiás (GO), Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança e Niquelândia (GO). A iniciativa contribui ainda para a expansão planejada da produção de sementes, e hoje beneficia, aproximadamente 100 famílias de coletores da Associação Cerrado de Pé (ACP), que tem na coleta de sementes uma fonte de renda.

    Secretário João Lino durante assinatura
    do Termo de Cooperação Técnica

     

    Publicado em 27/09/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30