Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Troca: Coletores compartilham experiências durante curso de coleta de sementes

    Aconteceu na última quinta-feira, 23, em Colinas do Sul (GO), o curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas. Voltado para os novos coletores do município, que moram em assentamentos na região, a iniciativa que reuniu cerca de 30 participantes teve como foco apresentar os aspectos práticos e teóricos relativos à cadeia produtiva de sementes nativas. Vice-presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC), Anabele Gomes pontuou que a oficina foi para mostrar as espécies de sementes coletadas, ir à campo apresentar na prática como a atividade de coleta é realizada, além de todo o fluxo do coletor.

    Com 72 anos, seu Firmino conta que o curso é uma oportunidade de aprender um pouco mais e poder ensinar para os filhos e netos. “Eu vim pegar uma prática sobre as sementes. Antes tinha o planejamento de ampliar as lavouras desmanchando a cultura, mas hoje tenho outra ideia, que é preservar a natureza do jeito que está, pois ela também ajuda no sustento”, disse.

    Coletor em Colinas do Sul, Fábio Júnior comemorou a adesão dos demais moradores. “Os novos colegas que a partir de agora integram a Associação Cerrado de Pé (ACP) vieram em campo durante o curso conhecer as espécies de capins que temos na região. Estou muito feliz com a inclusão de mais famílias, as pessoas estão animadas e é muita gente que precisa de uma renda complementar”, disse.

    Financiador

    Realizada pela RSC e ACP, a capacitação contou com o apoio de Furnas Centrais Hidrelétricas - Edital Socioambiental de 2021 por meio do Projeto: “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas ” e WWF Brasil.

    Publicado em 27/03/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30